energiarenovavel.org
 
 
Meta é desenvolver tecnologia para captação de energia solar PDF Imprimir E-mail
Publicado por Patrick Cenci Pagliari   
23-Jun-2008
23/06/2008
 

O aumento da demanda por alternativas renováveis de energia levou o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) a desenvolver um projeto pioneiro no país para a criação e operação de uma miniusina termelétrica solar. A meta do projeto, criado em parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), é desenvolver a tecnologia para captação de energia solar.

"O convênio com a Cemig foi criado em 2002 e depois de dois anos de pesquisas, a construção do primeiro módulo de captação de energia foi iniciada", explica o coordenador do projeto e professor do curso de engenharia mecânica do Cefet-MG, José Poluceno Braga.

Construída apenas com materiais disponíveis no mercado nacional, a miniusina utiliza concentradores cilíndrico-parabólicos para a captação de energia. De acordo com Braga, esses coletores funcionam refletindo a luz do sol, que elevam a temperatura do equipamento, gerando vapor e energia.

O projeto da miniusina está sendo desenvolvido no campus II do Cefet-MG, dentro do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por professores e estagiários da instituição, apoiados por consultores especializados da Cemig.

Com a conclusão do projeto, previsto para 2009, o equipamento será doado ao Cefet-MG para servir como laboratório de energia solar térmica e beneficiará diretamente alunos dos cursos de engenharia mecânica e elétrica.

Mais informações pelos telefones (31) 3319-7004 e 3319-7005. (Assessoria de Comunicação Social do Cefet-MG)

Fonte: O Serrano

Atualizado em ( 25-Set-2008 )
 
< Anterior   Próximo >